Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: Integração de LTE nas Arquitecturas de Redes Futuras: uma Perspectiva de Mobilidade

Acronym: LTE-Mob
Main Objective: Para um operador de telecomunicações é muito importante identificar a melhor forma de evoluir a sua rede de acesso para integrar as novas tecnologias existentes, minimizando as modificações na sua infra-estrutura de suporte. O objectivo deste projecto é investigar a arquitectura de suporte ao LTE (Long Term Evolution), nomeadamente o EPC (Evolved Packet Core), com especial enfoque nos: (1) mecanismos e parâmetros de Qualidade de Serviço (QoS) suportados em cada um dos segmentos da rede: acesso e core; e estudo dos processos de gestão de mobilidade definidos pelo 3GPP e a sua integração em ambientes dinâmicos e com a plataforma IEEE 802.21 Media Independent Handover (MIH).

Actualmente, mesmo estando num ambiente residencial, os utilizadores preferem utilizar o telemóvel para efectuar chamadas em vez do telefone da rede fixa. No entanto, a cobertura disponibilizada em ambientes residenciais pelas tecnologias móveis nem sempre é eficaz. Neste sentido, as femtocells poderão desempenhar um papel significativo e, como tal, este projecto irá investigar e propor um conjunto de mecanismos para expandir a arquitectura LTE/EPC com suporte para configurações baseadas em femtocells.

Finalmente, será também efectuado o estudo da arquitectura e funcionalidades do modo relay para LTE e a sua usabilidade em cenários residenciais e empresariais.
Reference: PTIN-Ideia
Funding: PT Inovação
Start Date: 01-04-2010
End Date: 01-03-2011
Team: Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento, Pedro Miguel Naia Neves, Bruno Rés
Groups: Network Architectures and Protocols – Av
Partners:
Local Coordinator: Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento
Associated Publications