A matemática e a Educação Física em Cooperação: Uma Prática Interdisciplinar no Ensino Básico
Mendes, P.
;
Martins, F.
; Cantante, E.
; Catarino, M.
; Casqueiro, A.
A matemática e a Educação Física em Cooperação: Uma Prática Interdisciplinar no Ensino Básico, Proc Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, Portugal, Vol. 1, pp. 2417 - 2428, June, 2016.
Digital Object Identifier:
Abstract
Este estudo propôs-se verificar se a articulação dos conteúdos da estatística descritiva,
média, moda, amplitude, valor mínimo e valor máximo, com os três de testes do
fitnessgram, extensões de braços, abdominais e vai-vem, se repercutiu em benefícios no
rendimento a matemática e no desempenho da condição física. Participaram no estudo, 36
alunos (17 raparigas e 19 rapazes) pertencentes a 2 turmas do 5 ano de escolaridade. O
design experimental contemplou um pré e pós-teste nas disciplinas de matemática e de
Educação Física e uma fase de intervenção no grupo experimental. Os resultados apurados
permitem-nos afirmar que os alunos dos grupos de controlo e experimental melhoraram
significativamente os seus resultados na matemática. Contudo, no grupo experimental
apresentou uma melhoria significativa no desempenho motor, em particular, ao nível dos
testes de abdominais e de extensões de braços. Enaltece-se, assim, a possibilidade destas
práticas integradas serem extensíveis a outros conteúdos e áreas disciplinares.
Palavras-chave: Matemática, Literacia estatística, integração disciplinar, educação física.