Creating and sharing knowledge for telecommunications

Dispositivo para Leitura de Identificadores de Radiofrequência garantindo confinamento volumétrico da região de detecção

Medeiros, C. R. ; Costa, J.R. ; Fernandes, C. A.

Patent Nr.: PT 104121

Type:

Regional Coverage: National

Grant Status: Granted

Filling Date: 28-06-2008

Granting Date: 12-05-2010

Country: Portugal

Abstract
A presente invenção refere-se a um sistema de detecção e identificação de objectos comportando etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID tags). O sistema compreende um dispositivo composto por uma linha de transmissão (6) (micro-strip), incluindo substrato dieléctrico de baixa permitividade (8) e um plano metálico de referência (7). O dispositivo assegura cobertura e detecção de todos os objectos em campo próximo em UHF, garante o confinamento dos campos no volume de interesse, garante o isolamento em relação a dispositivos adjacentes e tem um custo de produção muito reduzido.

O presente invento é aplicável, a título de exemplo, nos sectores do Retalho (por exemplo, em livrarias, lojas de vestuário, supermercados e farmácias), da Distribuição ou da Indústria em pontos de leitura de RFID ou em esteiras dos terminais de pagamento em supermercados e também em esteiras de transporte de objectos em armazéns ou em linhas de produção.

O invento foi desenvolvido no Instituto de Telecomunicações em colaboração com a Creativesystems.