Creating and sharing knowledge for telecommunications

Variações do perfil antropométrico e velocidade máxima aeróbia ao longo da época de futebol: análise em escalões de sub-9

Clemente, F.M.C.

Variações do perfil antropométrico e velocidade máxima aeróbia ao longo da época de futebol: análise em escalões de sub-9 , Proc Congresso de Desenvolvimento Motor da Criança, Covilhã, Portugal, Vol. , pp. 337 - 344, November, 2019.

Digital Object Identifier:

Abstract
Objetivou-se analisar as variações da altura, massa corporal (MC), índice de massa corporal (IMC) e velocidade máxima aeróbia (MAS) de jovens futebolistas durante a época desportiva e testar a relação entre o IMC e a MAS. Vinte e nove jovens futebolistas (M=7,7±0,6 anos) foram avaliados em três momentos (2 em 2 meses). Os resultados obtidos indicaram aumentos da altura, de magnitude pequena, entre a primeira e segunda avaliações (1,0%; d=0,25) e entre a primeira e a terceira avaliações (1,6%; d=0,40). O que se refere à MAS verificaram-se melhorias com magnitude pequena entre a primeira e terceira avaliações (7,4%; d=0,44) e entre a segunda e terceira (4,4%; d=0,34). Verificaram-se correlações inversas de magnitude grande na segunda (r=-0,55) e moderada na terceira avaliação (r=-0,42). Sumariamente, em seis meses os futebolistas avaliados aumentaram com magnitude pequena a sua altura e a sua capacidade aeróbia, verificando-se uma relação inversa entre a MAS e o IMC.