A modelação matemática como prática de sala de aula no ensino da subtração
Brou, H.
; Rato, V.
;
Martins, F.
A modelação matemática como prática de sala de aula no ensino da subtração, Proc Conf. Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação - IPCE , Leiria, Portugal, Vol. 1, pp. 73 - 79, May, 2014.
Digital Object Identifier: 0
Download Full text PDF ( 258 KBs)
Abstract
O desenvolvimento da cognição assume-se como uma das principais preocupações da ação
docente com os seus educandos. Nesse sentido no Programa e Metas Curriculares de Matemática
do Ensino Básico, refere-se como capacidades a promover, o desenvolvimento do raciocí-
-
dicadores do desenvolvimento de raciocínio. Neste artigo iremos apresentar uma experiência
de lecionação do algoritmo da decomposição da subtração com alunos do 2.º ano de 1.º Ciclo
do Ensino Básico usando a modelação matemática como ambiente de aprendizagem. Alguns
resultados preliminares evidenciaram que os alunos desenvolveram destreza na resolução de
tarefas subtrativas potencializada pela metodologia utilizada para ensinar a aprender.
Palavras-chave: Cognição, modelação matemática como ambiente de aprendizagem, subtração.