Creating and sharing knowledge for telecommunications

Monitoring Heavy Metals in Lisbon’s Urban Soils

Silva, H. F. ; Matos, M.

Monitoring Heavy Metals in Lisbon’s Urban Soils, Proc Portuguese Young Chemists Meeting - 3PYChemM, Porto, Portugal, Vol. 0, pp. 20 - 20, May, 2012.

Digital Object Identifier:

Download Full text PDF ( 368 KBs)

Abstract
Em 1998 iniciaram-se os estudos ambientais para avaliar os benefícios da abolição da gasolina com chumbo que iria ocorrer em 1999. Usaram-se folhas de choupo (Populus) da cidade de Lisboa como bioindicadores do chumbo. Verificou-se que o teor em chumbo nas folhas de choupo baixou de modo significativo nos anos seguintes à abolição da gasolina com chumbo, mantendo-se o seu teor quase inalterado nos anos seguintes. Este facto levou-nos a ponderar a existência de elevados teores de chumbo e outros metais pesados nos solos.
A presente comunicação pretende mostrar os resultados dos teores de chumbo, cádmio, níquel, crómio em solos recolhidos na zona da Grande Lisboa por um período de 9 anos de monitorização (2003 a 2011), tendo o seu teor sido determinado pela técnica de espectrometria de absorção atómica com câmara de grafite (GFAAS).
É de salientar a importância desse estudo uma vez que os metais pesados apresentam um efeito particularmente nocivo para os seres vivos, como por exemplo afetações do sistema nervoso, disfunções renais, debilidade do sistema imunitário, o cancro do pulmão, por não serem biodegradáveis e se acumularem no organismo e nas cadeias alimentares. O solo possui uma elevada capacidade de retenção dos metais pesados porém, quando esta capacidade é ultrapassada, os metais ficam disponíveis no meio, podendo contaminar a cadeia alimentar ou serem lixiviados, o que coloca em risco a qualidade das águas subterrâneas e também a utilização desses solos para hortas urbanas, por exemplo. O real conhecimento do estado dos solos em termos de poluentes é extrema importância pois permite uma melhor tomada de decisão face ao seu uso e ponderar também a implementação de medidas de remediação se necessário.