Representações Estatísticas em Educação Pré-Escolar: um passo para a participação social
Duque, I.
;
Martins, F.
; Coelho, A.
; Vale, V.
Investigação em Educação Matemática Vol. 1, Nº 1, pp. 209 - 224, October, 2015.
ISSN (print): 2182-0023
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Abstract
A nossa participação na sociedade está dependente da capacidade de interpretar corretamente a informação estatística que nos chega, muitas vezes, sob a forma de gráficos. No entanto, em diversas áreas, como na política e no marketing, a informação que chega a público, especialmente a que se apresenta em gráficos, é muitas vezes manipulada, o que poderá condicionar as tomadas de decisão dos cidadãos e cidadãs. Considerando que a estatística assume na sociedade, um crescente número de investigadores tem realizado estudos em torno do processo de ensino e de aprendizagem da estatística, nomeadamente sobre os conhecimentos estatísticos necessários para ensinar e ambientes propícios ao desenvolvimento da literacia estatística (Burgess, 2009; Duque et al., 2014; Martins, Duque, Pinho, Coelho & Vale, 2015). Muito embora ainda sejam escassas as pesquisas sobre a aprendizagem de conceitos estatísticos em educação pré-escolar, a estatística é uma área do saber contemplada, embora de forma implícita, nos documentos orientadores para este nível (Castro & Rodrigues, 2008; Ministério da Educação [ME], 1997). Neste sentido, com base na concetualização do conhecimento estatístico para ensinar proposto por Burgess (2009) e nas potencialidades da metodologia de trabalho de projeto para a promoção de aprendizagens significativas (Katz & Chard, 1997), o presente estudo, realizado com crianças de 3, 4 e 5 anos, tem por objetivo compreender em que medida é que a metodologia de trabalho de projeto, conciliada com o conhecimento estatístico de um(a) educador(a), pode potenciar a compreensão de representações estatísticas.
Palavras-chave: Representações estatísticas, literacia estatística, educação pré-escolar, metodologia de trabalho de projeto, conhecimento estatístico para ensinar