Creating and sharing knowledge for telecommunications

Literacia financeira no 1.º CEB: o papel do jogo na natureza no desenvolvimento da aprendizagem

Oliveira, A. M. ; Martins, F. ; Mendes, R.

Literacia financeira no 1.º CEB: o papel do jogo na natureza no desenvolvimento da aprendizagem, Proc Instituto Politécnico de Bragança International Conference on Teacher Education INCTE , Bragança, Portugal, Vol. , pp. - , May, 2023.

Digital Object Identifier:

Download Full text PDF ( 67 KBs)

 

Abstract
Considerando a importância que o jogo na Natureza pode ter na aprendizagem das crianças, realizou-se um estudo com duas turmas do 4.º ano de escolaridade, um grupo de controlo (GC) e um grupo experimental (GE), no ano letivo 2021/22, do 1.º CEB de um agrupamento de escolas do concelho de Coimbra. O estudo, que teve por objetivo analisar a possível relação entre o jogo na natureza e a aprendizagem de conteúdos de Literacia Financeira (LF), desenvolveu-se em três fases: (i) a fase inicial, com a aplicação aos alunos de ambos os grupos de um teste com conteúdos em LF, para fazer o levantamento das aprendizagens já realizadas; (II) a fase de intervenção que, relativamente ao GE, se desenvolveu em dois contextos, natureza e sala de aula, durante 12 sessões semanais de trinta minutos, em cada contexto. Na natureza, os alunos participaram em atividades lúdicas que passaram pelo reconhecimento e preparação do terreno e culminaram num jogo, baseado no ‘Monopólio’, para desenvolverem as suas aprendizagens em LF. Na sala de aula, estas aprendizagens foram desenvolvidas através de trabalhos de pesquisa em grupo; O GC desenvolveu atividades em LF, recorrendo ao modelo tradicional com a realização de exercícios disponíveis no manual adotado e/ou fornecidos pela respetiva Professora Titular de Turma; (iii) a fase final voltou a contar com a aplicação de um teste a ambos os grupos, a fim de se perceber qual a influência da fase de intervenção, no que diz respeito à aprendizagem de conteúdos de LF. Os resultados do estudo mostram que os alunos do GE obtiveram melhores resultados comparativamente com os alunos do GC, pelo que se pode concluir que existe relação entre o jogo na natureza e a aprendizagem com sucesso de conteúdos de LF. Palavras-Chave: Literacia financeira, jogo, integração disciplinar, aprendizagens outdoor, matemática elementar