Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: Portefólio de PI em tecnologia fotónica aplicada a sistemas de comunicação via satélite

Acronym: PIfotoSatCom
Main Objective:
Reinforce research, technological development and innovation

Synthesis: O presente projeto visa apoiar a construção de um portefólio de Propriedade Intelectual com foco em tecnologias fotónicas aplicadas a satélites de comunicação. A matéria por detrás do portefólio nasce de uma considerável experiência em I&D, que resultou recentemente num projeto Europeu que tem como parceiro a empresa líder mundial na construção de satélites de comunicação. O desenvolvimento de Propriedade Intelectual numa mesma área científica mas com complementaridade entre as várias famílias de patentes resulta num portefólio comercialmente atrativo para os líderes de mercado em satélites de comunicação que procurem soluções inovadoras para aumentar a capacidade dos satélites.

O portefólio de Propriedade Intelectual será composto por três famílias de patentes de âmbito internacional com matéria complementar entre si. A primeira aplicação de patente foi submetida originalmente em 9/12/2010 com o número WO2012005618A1, e já se encontra concedida em alguns dos países-alvo. O presente projeto servirá para apoiar as restantes fases de internacionalização. Como resultado do trabalho desenvolvido no projeto europeu prevê-se submeter duas novas famílias de patentes, sendo que o texto de uma das famílias de patentes está já redigido. Nestes casos, o presente projeto servirá para apoiar todas as fases de submissão de ambas as famílias de patentes.

O presente projeto é, portanto, importante para apoiar a construção do portefólio de Propriedade Intelectual nas múltiplas fases que decorrem desde a submissão até à concessão de cada aplicação. Note-se que, para um portefólio de Propriedade Industrial ser atrativo para uma empresa é necessário que as patentes submetidas nos vários países-alvo estejam já concedidas ou pelo menos perto de o ser, pelo que os custos associados são geralmente suportados pela entidade à qual pertencem os inventores.

Total Eligible Costs: 44 429,56 €

Total Funding: 37 765,13 € (FEDER / CENTRO 2020)
Reference: 17306
Funding: P2020
Start Date: 01-10-2016
End Date: 01-09-2018
Team: Miguel Vidal Drummond
Groups: Optical Communication Systems and Networking – Av
Partners: N/A
Local Coordinator: Miguel Vidal Drummond
...
Associated Publications