Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: NET-PORT: Soluções de Comunicações entre Veículos para Portos de Mar e Aeroportos

Acronym: Net-Port
Main Objective:
O objetivo principal do projeto NET-PORT será a conceção e desenvolvimento de novas soluções e serviços de rede, de elevado valor acrescentado, na área de sistemas de comunicação entre veículos para transportes e logística inteligente dentro de portos e aeroportos. Estas soluções e serviços vão ser suportados por uma infra-estrutura de rede sem fios de baixo custo de instalação e manutenção, assente em comunicações veículo-a-veículo e veículo-a-infraestrutura que utilizam a norma IEEE 802.11p.

Através da integração fiável e segura dos sistemas desenvolvidos com as redes internas e os sistemas de informação das autoridades que controlam e empresas que exploram portos e aeroportos, assim como com plataformas do tipo Cloud, o projeto NET-PORT permitirá à empresa VENIAM diferenciar a sua oferta para sistemas de controlo e gestão inteligentes em portos e aeroportos, oferecendo soluções chave na mão que introduzam melhorias significativas na segurança, eficiência, produtividade e impacto ambiental das operações de controlo e gestão em portos e aeroportos, potenciando assim o aumento da competitividade da empresa VENIAM, numa ótica de forte internacionalização.

Como principais benefícios para as autoridades que controlam e empresas que exploram portos e aeroportos, o projeto NET-PORT vai desenvolver uma infra-estrutura de rede veicular de baixo custo, que possibilitará o aumento da qualidade e a redução dos custos de transmissão dos fluxos de informação e acesso à Internet por parte de todos os intervenientes nas operações a efetuar em portos e aeroportos. Além disso, a infra-estrutura de rede desenvolvida vai potenciar a aquisição, em tempo real, de uma grande quantidade de informação de dados sobre as operações e movimentações de veículos, pessoas e mercadorias nestes meios.

O objectivo deste trabalho é permitir a ligação simultânea a várias tecnologias e redes, para permitir a ligação de um veículo a vários veículos ou a várias estações em simultâneo, podendo distribuir vários serviços por várias ligações. Este trabalho permitirá distribuir o tráfego de veículos (por exemplo, autocarros) por várias ligações simultâneas, para melhorar a transferência de informação.
Reference: QREN SI I&DT 38622
Funding: Veniam
Start Date: 01-01-2015
End Date: 01-12-2015
Team: Susana Isabel Barreto Miranda Sargento
Groups: Mobile Networks – Av
Partners:
Local Coordinator: Susana Isabel Barreto Miranda Sargento
Associated Publications