Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: GAPOTT

Acronym: GAPOTT
Main Objective: Investigação nos conceitos de redes auto-organizados, que serão necessários para o desenvolvimento de mecanismos de adaptação da rede às necessidades dos utilizadores e serviços, incluindo os conceitos que têm como base as tecnologias Peer-to-Peer, e conceitos de Content Delivery Networks (CDNs) que se adaptam às necessidades dos consumidores e que permitem melhorar a QoE dos utilizadores.
Distribuição de conteúdos OTT de forma prática e do ponto de vista de sistema, em que o foco está no utilizador e na utilização dos serviços OTT. Por um lado, os diferentes modelos de distribuição serão avaliados de um ponto de vista de performance, de forma a providenciar uma experiência de utilização satisfatória. Por outro lado, os padrões de utilização dos sistemas e serviços OTT existentes serão avaliados, analisados e caracterizados, com base em conjuntos de dados de utilização fornecido pelas entidades participantes, que podem ser utilizadas para estabelecer modelos de consumo por parte dos utilizadores.
Esta abordagem permitirá uma avaliação dos diferentes sistemas de distribuição sob condições realistas de utilização. Sugestões de mecanismos de cache de conteúdos com base nestes padrões de utilização serão exploradas e fornecidas bem como as políticas de manutenção e gestão destes objetos. Estas decisões terão um impacto significativo em vários cenários, como por exemplo situações de flash crowd, ou gestão de caches para operadores móveis em que as limitações de recursos são comuns e as políticas de caching são determinantes para uma entrega de serviço de qualidade.
Reference: QREN
Funding: PT Inovação
Start Date: 01-02-2014
End Date: 01-12-2015
Team: Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento, Lucas Guardalben, João Pedro Brites Ferreira Nogueira
Groups: Network Architectures and Protocols – Av
Partners:
Local Coordinator: Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento
Associated Publications