Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: CAC-EPC: Controlo de Admissão e Reserva de Recursos em Ambientes 4G EPC/LTE

Acronym: CAC-PCRF
Main Objective: Este projeto pretende estudar o funcionamento da plataforma EPC/LTE e a sua interligação com a plataforma Policy Charging and Rules Function (PCRF) da PT Inovação. Mais concretamente, para evitar o congestionamento da rede de acesso LTE/EPC, será especificado e desenvolvido um mecanismo para controlo de admissão com auxilio de métricas e indicadores provenientes da rede, e, simultaneamente, serão também integrados mecanismos de reserva de recursos na rede EPC/LTE. Neste projeto será utilizada a plataforma IMS da PT Inovação para subscrição e entrega de serviços multimédia, e a plataforma EPC, mais concretamente a framework OpenEPC – http://www.openepc.net/, que integra várias tecnologias e plataformas de aplicação, com serviços de mobilidade, qualidade de serviço, segurança e gestão.
Serão definidos cenários de utilização, com maior ênfase nos cenários de reserva de recursos, e serão realizados testes de funcionamento conjunto das várias plataformas ao nível dos processos envolvidos no estabelecimento de serviços com um conjunto de requisistos, considerando principalmente os aspectos de gestão de recursos em redes LTE.
Com os resultados obtidos neste projeto, o componente PCRF da PT Inovação terá a capacidade de endereçar problemas de congestionamento, controlo de admissão e reserva de recursos em ambientes de acesso de próxima geração EPC/LTE. Os desafios científicos também são importantes no âmbito dos testes reais que poderão ser realizados em comparação com o suporte a nível de simulação.
Reference: -
Funding: PT Inovação
Start Date: 01-05-2012
End Date: 01-04-2013
Team: Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento, Pedro Miguel Naia Neves, Francisco Manuel Marques Fontes, Telma Mota
Groups: Network Architectures and Protocols – Av
Partners:
Local Coordinator: Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento
Associated Publications