Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: PCRF Mobilidade: Mobilidade e Controlo de Recursos em Ambientes 4G e Wi-Fi

Acronym: PCRF-Mob
Main Objective: Atualmente, o LTE posiciona-se como a principal rede de acesso 4G. Paralelamente, para áreas locais, a tecnologia Wi-Fi continuou a sua ascensão e solidificou a sua presença no mercado, complementando as redes wireless metropolitanas 3G (UMTS), 3.5G (HSPA) e 4G (LTE). Como complemento à rede de acesso LTE, o organismo de normalização 3GPP definiu a plataforma EPC (Evolved Packet Core) com o objetivo de controlar as funcionalidades da rede de acesso LTE (e também de outras redes de acesso, e.g. Wi-Fi, WiMAX, UMTS, ...), permitir a integração com plataformas de serviços IMS e também a ligação com a Internet.
Num projecto do Programa Inovação 2012-2013 tem sido desenvolvido um mecanismo de controlode admissão para a plataforma Policy Charging and Rules Function (PCRF) da PT Inovação. Mais concretamente, para evitar o congestionamento da rede de acesso LTE/EPC, foi especificado e desenvolvido um mecanismo para controlo de admissão com auxílio de métricas e indicadores provenientes da rede, e a integração com mecanismos de reserva de recursos na rede EPC/LTE.
Neste projecto será endereçado o processo de mobilidade entre redes 4G e WiFi, que inclui os mecanismos de decisão de mobilidade no PCRF e sua interacção como ANDSF, e o próprio processo de mobilidade que permita realizar o handover trasparente entre estas redes. Serão definidos cenários de utilização e serão realizados testes de funcionamento ao nível dos processos envolvidos na mobilidade de serviços com um conjunto de requisistos, considerando principalmente a capacidade e o estado decada uma das redes.
Reference: -
Funding: PT Inovação
Start Date: 01-09-2013
End Date: 01-08-2014
Team: Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento, Pedro Miguel Naia Neves
Groups: Network Architectures and Protocols – Av
Partners:
Local Coordinator: Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento
Links: Internal Page
Associated Publications