Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: NGPON2

Acronym: NGPON2
Main Objective: Este projeto tem como objetivo criar uma solução de rede NG-PON2 suportada nas componentes inovadores OLT NG-PON2 e ONT NG-PON2 dotados de características e componentes de grande complexidade ao nível do controlo e da gestão.

Partindo das linhas de orientação definidas no FSAN e ITU-T, pretende-se introduzir 8 comprimentos de onda adicionais na mesma fibra ótica. Esta alocação de sinal personalizada e dinâmica será possível através do desenvolvimento de um front end optoelectrónico multicomprimento de onda sintonizável a integrar nos componentes de rede, nomeadamente OLT e ONT, o que vai permitir a criação de equipamentos colourless.

Com efeito, este projeto deverá permitir que estas novas componentes venham a ser produzidas pela indústria nacional, de modo a oferecer soluções completas deste tipo de tecnologia, quer em termos de componentes ativas, quer em termos de componentes passivas, no sentido de serem inseridas nas redes óticas de nova geração dos operadores de telecomunicações.

Assim, no contexto e no seguimento da aposta do Grupo PT de fazer chegar a fibra ótica a todos os portugueses, espera-se que o projeto NG-PON2 permita colocar Portugal como um dos países líderes a nível mundial no desenvolvimento e disseminação da tecnologia GPON e NG-PON2.
Reference: 175
Funding: ADI, PT Inovação
Start Date: 01-01-2013
End Date: 01-12-2014
Team: Paulo Sérgio de Brito André, Antonio Luis Jesus Teixeira, Armando Humberto Moreira Nolasco Pinto, José Rodrigues Ferreira da Rocha
Groups: Optical Communications Systems – Av, Optical Networking – Lx
Partners:
Local Coordinator: Paulo Sérgio de Brito André
Links: Internal Page
Associated Publications