Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: Optimização de Amplificadores Linearizados em Presença de Sinais Reais Multi-Tom

Acronym: OALMT
Main Objective: Os sistemas actuais de comunicações via rádio estão limitados em grande parte pela distorção não linear que os componentes que o constituem geram.
Apesar dos esforços recentes no estudo da distorção não linear em amplificadores, misturadores etc, sujeito a sinais reais de telecomunicações, esses são normalmente virados para testes ideias de laboratório, como sejam os testes a um tom e dois tons sinusoidais.
Como se pretende que os sistema de rádio emitam informação real e não ideal, o estudo destes sistemas quando em presença de um sinal real é fundamental para o correcto projecto dos mesmos.
Devido à não existência de sobreposição e proporcionalidade nestes sistemas não lineares, a extensão dos testes ideais para as situações reais não é imediata, pelo que o estudo do comportamento dos sistemas não lineares em presença deste sinais é o principal objectivo deste projecto.
Pretende-se com este trabalho determinar qual a relação entre a distorção medida num sistema não-linear geral (cuja concretização de maior interesse é o amplificador isolado ou com linearização externa) sujeito a dois tons e a realmente observada no mesmo sistema sujeito a uma excitação real, i.e., a um sinal de informação constituído por uma portadora de RF modulada por um sinal de banda-base aleatório.
Sendo já conhecida solução para o problema mais simples do regime de sinal fraco e sem memória, pretende-se estender estes resultados ao caso dois amplificadores de potência (portanto em regime de sinal forte) e com memória.

Reference: E-72/03
Funding: CRUP
Start Date: 01-01-2003
End Date: 31-12-2004
Team: Nuno Miguel Gonçalves Borges de Carvalho, Jose Carlos Esteves Duarte Pedro, Pedro Miguel Ribeiro Lavrador
Groups: Radio Systems – Av
Partners: Universidad de Cantabria
Local Coordinator: Nuno Miguel Gonçalves Borges de Carvalho
Links: http://www.av.it.pt/wcas
Associated Publications