Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: Desenvolvimento de um Sistema de Telecomunicações sustentado em Plataformas Ópticas e de Rádio Avançadas com gestão integrada

Acronym: Panorama
Main Objective: O projecto Panorama é um projecto em co-promoção em que são parceiros o Instituto de Telecomunicações e a Portugal Telecom Inovação, S.A. (PT Inovação) promotora do projecto. Como projecto de I&DT inclui actividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental cujo objectivo é desenvolver plataformas ópticas e wireless avançadas para redes metro, acesso e core com gestão integrada, capazes de competir no mercado internacional e projectar neste mercado tecnologia que “fala” Português.

A participação do IT neste projecto insere-se âmbito da sua função de criar e disseminar conhecimento no domínio das telecomunicações. O IT disponibiliza ao projecto Panorama o conhecimento de ponta nas áreas das microondas, comunicações ópticas e redes de telecomunicações, contribuição importante para que seja criada uma solução integrada e inovadora para as redes de acesso, metro e core.

A PT Inovação, como âncora tecnológica e o centro de excelência do Grupo PT, introduz no projecto o conhecimento dos requisitos de mercado a par da sua experiência de investigação industrial e desenvolvimento de soluções de telecomunicações.

O projecto é uma iniciativa QREN, do financiamento UE/FEDER através do COMPETE – Programa Operacional factores de Competitividade.

O investimento elegível do projecto é de 3.053.370 € a que corresponde um incentivo de 1.807.737 €.

O projecto foi iniciado em Março de 2009 e terá a duração de 27 meses.

O objectivo global do projecto PANORAMA é o desenvolvimento de um Sistema de Telecomunicações sustentado em Plataformas Ópticas e de Rádio Avançadas com gestão integrada. Será concretizado com a implementação de:

- Plataformas Ópticas Avançadas
- Plataformas Rádio
- Plataformas de Routing IP/MPLS
- Soluções Residenciais

Nestas plataformas serão integradas as funções de suporte:

- Gestão de Rede e Serviços
- Gestão Automatizada Distribuída
- Segurança
- QoS (Quality of Service), Probing e Módulos Protocolares

em resultado de actividades transversais a todas as plataformas.
Reference: 3144 - óptica
Funding: PT Inovação
Start Date: 01-01-2009
End Date: 01-06-2011
Team: Paulo Sérgio de Brito André, Armando Humberto Moreira Nolasco Pinto, Antonio Luis Jesus Teixeira, Mário José Neves de Lima, João Lemos Pinto, Rogério Nunes Nogueira
Groups: Optical Communications Systems – Av
Partners:
Local Coordinator: Paulo Sérgio de Brito André
Links: Internal Page
Associated Publications